Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SBPC reforça discussões sobre novo Código em reunião entre cientistas

Entidade considera importante contribuições da área para a legislaçãoA Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) pretende reforçar durante esta semana as cobranças de maior participação nas discussões sobre o Código Florestal. O novo Código é um dos temas que vão ser discutidos até essa sexta, dia 15, na reunião anual da SBPC, que neste ano é realizada em Goiânia (GO).

Um dos principais assuntos na reunião deste ano é o Cerrado, que ocupa 24% do território brasileiro. Este tipo de vegetação ainda é encontrado nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Nesta terça, dia 12, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, falou à comunidade científica sobre a potencialidade do Cerrado como fator de desenvolvimento.

? O cerrado se transformou na principal fronteira agrícola brasileira nos últimos 25 anos. Por outro lado, o momento é de reflexão. Precisamos continuar gerando empregos, renda, ampliar a ocupação dessa fronteira. Mas tendo agora a preocupação do conceito da sustentabilidade ambiental, como preservar esse importante bioma brasileiro para as gerações futuras ? esclareceu.

Os cientistas estão em debate com o Senado insistindo para serem ouvidos, sobre o novo Código Florestal, antes da votação no Senado. Eles já enviaram para o presidente da Casa, José Sarney, uma carta pedindo que o texto seja analisado pela Comissão de Ciência e Tecnologia. A SBPC conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências. As duas entidades destacam a importância de serem incorporadas ao projeto contribuições da área e defendem que, sem a colaboração dos cientistas, o resultado vai ser um texto deficiente e defasado para a realidade da agricultura nacional.

? A ciência é que fez a gente chegar até aqui. Então eu pergunto a quem não quer a ciência? A quem contribui a não ciência? Essa é a pergunta que faço. Eu gostaria que me respondessem o por que da não ciência? A ciência não tem partido, a ciência não tem cor, não tem raça, a ciência não é pró ambientalista, não é pró ruralista, ela é pró Brasil ? afirma a presidente da SBPC, Helena Bonciani Nader.

Sair da versão mobile