O ação é resultado de convênio de cooperação técnica firmado entre as duas instituições em 2009. O objetivo é incentivar o brasileiro a ver o mel como alimento natural e fonte pura de energia. O lançamento será realizado no 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso de Meliponicultura, a ser realizado entre os dias 19 e 22 de maio, em Cuiabá (MT).
O presidente da CBA e da Câmara Setorial de Apicultura, José Cunha, afirma que a meta, no primeiro ano de campanha, é ampliar o consumo do mel em 10% e, no segundo ano, em 15%. Os brasileiros consomem 128 gramas de mel por ano, bem menos do que nos Estados Unidos, onde a média é de 1,5 quilo por pessoa ao ano.
O Brasil produz 50 mil toneladas, destinadas ao mercado interno e externo. Além de divulgar o mel para ampliar o consumo, também está sendo trabalhada a questão da capacitação dos apicultores. “Eles precisam estar preparados para atender ao aumento da demanda, com quantidade e qualidade. Temos capacidade para produzir 200 mil toneladas por ano”, afirmas.
De acordo com o coordenador nacional da Carteira de Apicultura no Sebrae, Reginaldo Rezende, essa é a primeira vez que se faz uma campanha de divulgação voltada para o setor. O público alvo é formado por crianças, jovens e terceira idade.
? O trabalho será em nível nacional, mas deverá ser operacionalizada localmente, de acordo com a capacidade de produção de mel de cada região ? ressalta.
O Sebrae trabalha com cerca de 60 projetos em todo o país, envolvendo 13 mil apicultores, responsáveis por produzir oito mil toneladas de mel por ano.
? Precisamos mudar a idéia de que o mel só serve para fazer remédio. O alimento pode ser amplamente explorado na culinária, como no tempero de carnes, preparo de molhos doces e salgados e coberturas. Em um segundo momento, vamos trabalhar o mel com o setor industrial. No Brasil existem 63 mil padarias. Queremos incentivá-las a utilizarem o mel na produção de pães e biscoitos. Existem também as indústrias de balas e laticínios ? explica Reginaldo.
A campanha também contará com um site com áreas voltadas para o perfil de cada público. Segundo Reginaldo, há espaço para crianças desenharem, assim como ambientes para a busca e troca de receitas com o uso do mel. A campanha contará com o reforço de artistas e esportistas que participarão da divulgação. Seus cachês serão pagos em mel, que serão doados a instituições de caridades.