Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Seca causa perdas expressivas na safra de feijão no Rio Grande do Sul

Cultura do milho e produção de leite também foram muito afetadas pelo clima na regiãoO Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural da cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, fez o levantamento de perdas entre os agricultores da região da Lomba Grande, zona rural do município. A seca que atinge o Estado prejudicou plantações na região.

As principais culturas afetadas, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Hamburgo, Leomir Antônio Pereira, foram o feijão e o milho. Segundo ele, em alguns casos a perda foi total.

– Quem tem Pronaf Custeio tem que fazer uma avaliação das perdas. O feijão perdemos praticamente 80%, o milho ainda tem como replantar e o aipim ainda precisa ver o que aconteceu – disse Pereira.

O chefe do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Novo Hamburgo, Carlos Rocha, lembra que a produção de leite também está tendo sofrendo. Segundo ele, já foi pedido à prefeitura o encaminhamento para decretar situação de emergência no município.

– Temos um processo que estamos analisando para que, com estes dados, o município peça para a Defesa Civíl, estado de emergência pela gravidade do que está ocorrendo no município. A estiagem também afeta o gado leiteiro, com uma perda considerável do leite, onde em torno de 20% a 30% está deixando de ser entregue – avalia Rocha.

O abastecimento de água aos produtores da região da Lomba Grande é feito por açudes e poços artesianos. Rocha recomenda que os agricultores racionem a água para não faltar no período do verão.

Sair da versão mobile