A baixa umidade do ar registrada nesta quarta-feira, 26, de 12%, levou o Governo do Distrito Federal a emitir, via SMS, um alerta à população, segundo o qual alguns cuidados com a saúde devem ser redobrados com idosos e crianças. Caso o pico de baixa umidade se repita nesta quinta, 27, será adotado “estado de emergência”, informou o governo, por meio de sua Secretaria de Segurança Pública.
Para receber os alertas, basta enviar uma solicitação por SMS para o número 40199. É importante que, no corpo da mensagem, seja incluído o Código de Endereçamento Postal (CEP).
Em nota publicada em seu site, o órgão explica que os níveis de umidade são divididos em três: além do estado de emergência, há o estado de atenção, quando a umidade fica entre 30% e 20% por cinco dias; e o de alerta, quando a umidade se situa abaixo de 20% por três dias consecutivos.
Todos os anos, entre os meses de junho e agosto, a seca atinge Brasília, causando problemas a seus habitantes.
Veja as orientações para lidar com a seca
Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz. Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento e evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h.
Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas. Não queime lixo, nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.