Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Seca prejudica alface em São Paulo

Produtores de Paulínia reduziram cultivo da hortaliçaA estiagem que atingiu o Estado de São Paulo nos últimos meses derrubou a produtividade das lavouras de hortaliças. Quem não perdeu boa parte da lavoura está recebendo bem menos do que no ano passado por causa da má qualidade do produto.

Na região de Paulínia, a redução das lavouras chega a quase 100%. O produtor Evandro Frigeri decidiu cultivar apenas dois hectares, e a perda de rentabilidade para ele foi de 40%.

– A plantação de hoje é 10% do que a gente plantava por causa da estiagem. Não tem água para irrigar, o reservatório está vazio, então não dá para a plantação – diz. Em 2013, a dúzia vendida por Frigeri era de R$ 20. Hoje, o valor caiu para R$ 12.

O engenheiro agrônomo Felipe Oliveira Magro explica que a falta de água impede a planta de absorver os nutrientes do solo, prejudicando o crescimento da hortaliça. Além disso, o cultivar fica mais suscetível a pragas e doenças. Para ele, o produto deve encarecer.

– Teve produtor que ficou três meses sem produzir direto e todos tem contrato. Então tem que ter o produto para entregar. Tem que buscar em outros lugares, o que vai encarecer um pouco – afirma.

A chuva dos últimos dias amenizou mas não resolveu o problema. É preciso chover mais para melhorar a produção e principalmente encher os reservatórios que são utilizados na irrigação das lavouras.

Sair da versão mobile