Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Secex regulamenta importações de trigo e algodão com isenção da Tarifa Externa Comum

Portaria amplia volume de importação de trigo, de 1 milhão para 2 milhões de toneladasPortaria Secretaria de Comércio Exterior (Secex) ampliando o volume de importação de trigo, de 1 milhão para 2 milhões de toneladas, com isenção da Tarifa Externa Comum (TEC), de 10%, incidente para as compras de países fora do Mercosul, foi publicada nesta quarta, dia 17, no Diário Oficial da União (DOU). A Secex também regulamentou a liberação de importação de até 80 mil toneladas de algodão com isenção da TEC.

No caso do trigo, a isenção entrou em vigor no dia 1º de abril e valerá até 31 de julho. A medida atende solicitação dos moinhos, que importam metade do trigo processado no país. No ano passado, além da frustração da safra brasileira, a Argentina, principal fornecedor do país, também colheu menos. No país vizinho, grande parte do cereal foi de qualidade inferior por causa do excesso de chuvas.

A isenção da TEC de 10% na importação de algodão, que irá vigorar de 1º de maio a 31 de julho, também atende pedido das indústrias, que enfrentam problema de abastecimento por causa dos baixos estoques de passagem até a entrada no mercado da pluma da safra atual, que começa a ser colhida no final de maio. A reivindicação da indústria era de isenção do imposto para importação de 200 mil toneladas, volume considerado suficiente para atender dois meses de consumo.

Agência Estado
Sair da versão mobile