Os dois caminhões, com placas de Herculândia (SP), foram localizados por meio de denúncia anônima pelo fone 190, e a operação contou com o apoio da Polícia Militar.
A fiscalização sobre o comércio ilegal de mudas está sendo intensificada em Curitiba, e deve se alastrar por outros núcleos da Seab no Estado.
? Se esses comerciantes estão vindo de São Paulo para o Paraná, com certeza estão agindo não só na região de Curitiba, mas também em outros municípios paranaenses ? explicou Ribas.
O engenheiro conta que os vendedores ilegais insistem nesse tipo de comércio porque, em tese, é vantajoso, uma vez que não recolhem impostos e a mercadoria é um tipo de descarte feito no Estado de São Paulo. Muitas vezes a população tem conhecimento de que o material comercializado é ilegal, mas compra pelo preço que, dependendo da espécie, chega a ser 25% mais barato.
? Só através da fiscalização e de uma operação padrão em todo o Estado poderemos inibir esse tipo de prática, e esse pessoal vai sentir o custo dessa ilegalidade no bolso ? afirmou.
O comércio ambulante de mudas é proibido pelo Ministério de Agricultura e pela Secretaria da Agricultura. A ação contra essa atividade visa manter a sanidade dos cultivos vegetais e evitar a infestação de pragas e doenças que causam prejuízos aos produtores e ao Estado. As mudas apreendidas foram destruídas.