Secretaria de Agricultura do Paraná avalia gravidade da chuva que atingiu o Estado nesta quarta

Pausa em 30 dias de tempo seco foi benéfica para o trigo mas causou acamamento em algumas áreasA Secretaria de Agricultura do Paraná está avaliando se a chuva forte que caiu no Estado nesta quarta-feira, dia 23 causou prejuízos graves. Para o trigo que está granando, a pausa em 30 dias de tempo seco veio na hora certa. Mas o vento forte provocou acamamento em algumas áreas.

Conforme o Instituto de Meteorologia Simepar, choveu 22 milímetros em 18 horas no norte do Estado. Por enquanto, não há previsão de queda de temperatura.

Há 40 dias geou no Paraná e boa parte do milho sofreu estragos. Mas, para os produtores de trigo, a palha seca funcionou como adubo na hora de plantar. Se tudo correr bem, a produção do cereal deve ser em média 15% maior do que o previsto. O Paraná deve colher cerca de cinco milhões de toneladas de trigo, quase a metade do consumo do produto no país.

Mas, o produtor vive sempre um dilema: torcer para não gear e, depois, para o preço não cair muito se a colheita for boa.

? Ficamos preocupados com a geada porque agora é a hora de se preocupar. E também esperamos que o preço valha a pena, porque o fertilizante, principalmente, aumenta muito o custo e acaba nos desanimando ? diz o triticultor Antonio Carlos Ricco.