Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Secretária de Agricultura de São Paulo admite incapacidade na defesa sanitária para citrus

Mônika Bergamaschi diz que trabalho é de conscientização dos produtoresA secretária de Agricultura de São Paulo, Mônika Bergamaschi, admitiu nesta quinta, dia 3, a incapacidade do poder público de assumir as funções de defesa sanitária nos pomares do Estado, maior parque comercial citrícola do mundo.

– São 240 milhões de plantas e a secretaria não tem condições de fazer isso. O trabalho é de conscientização dos produtores – disse.

Há mais de dois anos, a Secretaria de Agricultura suspendeu o convênio com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), entidade que fazia o serviço de defesa sanitária em citrus, com vistorias e erradicações de plantas doentes com greening e cancro, duas das principais pragas da cultura. Na quarta, uma reunião prevista para discutir ações para defesa, na Agrishow, foi cancelada.

Mônika atribuiu o cancelamento a um “momento delicado” na cadeia citrícola, com os embates entre produtores após a criação do Consecitrus.

– Além disso, existem discussões entre produtores e indústria para a definição dos preços da nova safra – explicou a secretária.

Ainda segundo a secretária, uma proposta de nova política sanitária para citrus é avaliada pelo departamento jurídico da pasta e deve prever o incentivo maior às ações de conscientização do produtor para que assuma a vistoria, a erradicação e a comunicação.

Sair da versão mobile