Secretaria do Meio Ambiente de SP firma convênio com ONG internacional para reforçar políticas de proteção da biodiversidade

Ações serão desenvolvidas por meio do Programa Estadual de Remanescentes FlorestaisA Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo (SMA) e a ONG ambiental The Nature Conservancy (TNC) assinaram um convênio de cooperação técnica com o objetivo de aprimorar as políticas de conservação, recuperação e uso sustentável da diversidade biológica e dos recursos naturais no Estado de São Paulo.

A parceria prevê, entre outros pontos: a produção de estudos para melhorar a compreensão dos processos ecológicos e econômicos; o desenvolvimento de projetos, programas, tecnologia, instrumentos e modelos de gestão ambiental que possam compor ou subsidiar as políticas públicas para a conservação e recuperação dos biomas paulistas; e a formulação de projetos de restauração de mata ciliar em áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.

Entre as ações que serão desenvolvidas estão o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a adequação ambiental de propriedades, a restauração de áreas de Reserva Legal (RL) e de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

As ações serão desenvolvidas por meio do Programa Estadual de Remanescentes Florestais, do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares e do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável.

A sub-bacia Cantareira e a bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí serão algumas das regiões contempladas. A implementação será feita pela SMA sob a responsabilidade da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais.