Em Alagoas, o programa é executado pela SEE, por meio da Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação (Suges). Neste primeiro momento, participam da capacitação técnicos dos municípios de Piranhas, Jequiá da Praia, Anadia, Inhapi, Delmiro Gouveia, Jaramataia, São José da Tapera, Ibateguara, Capela e Campestre.
A gerente de Assistência Técnica aos Agentes Educacionas da Suges, Lenilda Martins, conta que o curso terá seis módulos: o primeiro, de 14 a 18 de fevereiro, vai abordar a metodologia do programa Escola Ativa no contexto da educação do campo. Já o segundo que ocorre de 21 a 25 do mesmo mês, fará uma introdução aos aspectos da educação do campo.
? Os outros quatro módulos serão ministrados no período de março a abril e tratarão, respectivamente, sobre alfabetização, práticas pedagógicas, gestão educacional e tecnologias na educação do campo ? adianta.
Ela destaca a importância da capacitação para os educadores que trabalham com escolas rurais.
? Ao participar desta formação, os técnicos vão atuar como multiplicadores do programa nas unidades de ensino, trazendo melhorias também para os alunos da comunidade ? explica Lenilda.