Diversos

Secretário do Tesouro dos EUA vai à China na próxima semana

A última reunião entre os países terminou sem um acordo; na ocasião, os Estados Unidos aplicaram taxas de 25% a US$ 250 bilhões em bens importados chineses

EUA e China
Foto: Xinhua

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, confirmou que vai à China na próxima segunda-feira, dia 29, junto do com o representante comercial norte-americano, Robert Lighthizer, para retomar as negociações comerciais entre os dois países.

“Lighthizer e eu vamos partir na segunda-feira e vamos passar a segunda e a terça-feira em Xangai. Esperançosamente, eu tomo isso como boas notícias, de que vamos fazer progressos na semana que vem”, disse Mnuchin.

Apesar disso, o secretário do Tesouro afirmou que ainda há muitas questões para serem resolvidas. “Minhas expectativas são de que esta será uma sequência da reunião de Washington e depois disso esperançosamente vamos continuar progredindo”, disse. 

A última reunião, em Washington, ocorreu em maio e terminou sem um acordo. Na ocasião, os Estados Unidos aplicaram taxas de 25% a US$ 250 bilhões em bens importados chineses, e as conversas foram interrompidas. No final de junho, o presidente norte-americano Donald Trump e o presidente da China, Xi Jinping, concordaram com uma trégua tarifária e em retomar as negociações. 

Nova call to action