Secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, assume pasta interinamente

Possíveis sucessores seriam o secretário de política agricola, José Carlos Vaz, ou o deputado Mendes Ribeiro FilhoO Palácio do Planalto divulgou que o secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, assumirá a pasta interinamente em substituição a Wagner Rossi, que entregou seu pedido da demissão à presidente Dilma Rousseff nesta quarta, dia 17, após sofrer inúmeras denúncias de corrupção.

A nomeação de José Gerardo Fontelles como secretário executivo ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, mas ele foi designado para o cargo nesta terça, dia 16, em substituição a Milton Ortolan.

Além do posto de secretário-executivo ? ocupado entre maio de 2009 e março de 2011 ?, Fontelles já exerceu vários cargos no Ministério da Agricultura. Entre eles, foi diretor da secretaria-executiva e assessor especial do ministro, função que desempenhava atualmente. O novo secretário-executivo também atuou como técnico na Presidência da República e Ministérios da Indústria e Comércio, Planejamento e Fazenda.

O substituto de Rossi deve ser indicado pelo PMDB, partido do ex-ministro. Segundo a jornalista do Canal Rural, Daniela Castro, informações de bastidores indicam que um nome indicado para assumir o Ministério seria o do secretário de política agricola, José Carlos Vaz. De acordo com a jornalista Carolina Bahia, o deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) teria sido convidado para assumir o Ministério da Agricultura pelo vice-presidente da República, Michel Temer.

Confira a matéria sobre a saída de Wagner Rossi veiculado no Rural Notícias: