Secretário do Ministério da Agricultura diz que safra terá maior custo de produção, mas boa renda

Para José Carlos Vaz, situação cambial aponta mais competitivideade nas exportaçõesO secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), José Carlos Vaz, disse nesta quinta, dia 6, que existem várias incertezas em relação a safra 2011/2012, durante o anúncio da intenção de plantio da próxima colheita, no auditório do Mapa. Na avaliação de José Carlos, o comportamento do clima na região Sul - que deverá ter seca no ano que vem ? será fator determinante na colheita. Segundo o secretário, poderá haver manutenção de área, com pequenas variações com os limites infe

? A pequena alteração na área mostra a cautela criada com o amadurecimento na área rural, mediante a necessidade de sustentabilidade na produção e a visão que vale mais a pena investir em produtividade do que em área ? explicou.

Em relação ao custeio, Vaz aponta uma safra com maior custo de produção, compansado com preços finais em maiores patamares, resultando em boas margens para os produtores, exceto para o arroz. Mas em 2012/2013 haverá volatilidade de renda, por questão cíclica da atividade.

? A situação cambial aponta mais competitivideade nas exportações. Não haverá problemas de abastecimento, mas os preços dos alimentos não devem cair tanto ? completou.