O secretário-executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, prometeu um Plano Safra do estado, com Desenvolve SP e fundos da iniciativa privada durante o Seminário Agronegócio Lide Estadão.
Para Piai, o estado ainda tem muito espaço para crescer, em especial no setor energético. “Já falamos com diversos fundos internacionais para projetos de energia verde. O fundo verde que criaremos financiará drones, irrigação, energia fotovoltaica”, acrescentou o secretário.
Entre os compromissos assumidos por Piai também estão a ligação de 67 usinas no estado a 20 km de gasodutos já existentes. “Acreditamos muito no biometano e biogás. O Estado de São Paulo terá pré-sal caipira”, disse, destacando o potencial que o Estado tem para crescer em energia verde, com liderança em segurança e transição energética.
O secretário se comprometeu ainda a, até fim de outubro, criar selo para o agro de São Paulo. “Também lançaremos pacto com cinco leis e quatro decretos que mudarão agro no Estado”, acrescentou. A expectativa é de, até dezembro, registrar novo fundo para o agro paulistano.
Por fim, a expectativa de Piai é de que todos que têm propriedade rural em São Paulo tenham um CEP, o que ainda não é uma realidade. “Até o final do ano vamos entregar mais mil títulos para os assentados de São Paulo. Sete mil assentados receberam títulos com endereço digital. Agradeço esse legado que nós herdamos e vamos turbinar ele.”