Secretário do TSE reafirma que urnas eletrônicas são seguras

Boato em Goiás questiona credibilidade do sistemaO secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino, reafirmou neste domingo, dia 5, que a urna eletrônica é segura. Na cidade de Águas Lindas de Goiás corre boato de que três eleitores digitaram o número de um candidato e teria aparecido foto de outro. O caso não é oficial e, até o momento, não chegou qualquer informação sobre a suposta denúncia ao TSE.

Os programas das urnas eletrônicas são desenvolvidos pelo TSE e todos recebem assinaturas digitais do presidente da Corte e de outras autoridades. Quando os softwares são carregados nas urnas, o sistema verifica essas assinaturas digitais, que garantem a autoria e a integridade dos programas.

? Se alterar uma vírgula em um programa, a assinatura já não bate mais. Se a urna está funcionando, isso significa que as assinaturas estão íntegras e o software também está íntegro ? afirmou Janino.

O secretário também ressaltou que o próprio mesário pode verificar se o erro realmente está ocorrendo.

? O eleitor pode digitar o número que escolheu e chamar o mesário para mostrar que existe divergência. Se isso for realmente constatado a urna deve ser substituída e nós vamos investigar.