Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Segundo especialistas, Banco Central sinaliza para setembro término do ciclo de alta nos juros

Aperto monetário deve ser retomado somente no próximo anoEconomistas avaliam que o Banco Central (BC) deve interromper em setembro o ciclo de alta dos juros iniciado em abril. Essa interpretação foi feita a partir da divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou a taxa básica para 10,75% na semana passada.

Mas a ata também foi considerada otimista e criticada pelo mercado financeiro. A tarefa de continuar o aperto monetário para conter a inflação ficaria para o próximo governo.

No documento, o Copom diz que os riscos para a inflação diminuíram com a retirada de parte dos estímulos fiscais ao consumo anunciados durante a crise de 2008 e 2009. E o BC avalia que a crise internacional passou a ter efeito deflacionário sobre os preços no país.

? A ata indica que estamos próximos do final do ciclo de aperto monetário e que o BC pode parar de subir os juros ? afirma o economista Flávio Serrano, do BES Investimento, acrescentando que o Copom pode elevar a taxa básica em 0,25 ponto percentual na próxima reunião, em setembro.

Para parte do mercado financeiro, o BC mudou sua análise sobre os indicadores econômicos em cima da hora, e não no final de junho, como defende o Copom na ata. Além disso, não teria sabido transmitir ao mercado a avaliação de que um aumento menor dos juros asseguraria um crescimento equilibrado.

Sair da versão mobile