Ministros da Agricultura da América Latina e da África vão participar, de quarta (27) até sexta (29), da primeira Cúpula da África e das Américas sobre Sistemas Agroalimentares, fórum organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), pela Agência de Desenvolvimento da União Africana-Nova Aliança para o Desenvolvimento da África (Auda-Nepad) e a Aliança para uma Revolução Verde na África (Agra). A reunião será realizada na sede do IICA, em San José, capital da Costa Rica.
Segundo nota do IICA, todas essas entidades concordam que “ambos os continentes enfrentam desafios comuns para avançar no sentido da transformação de seus sistemas agroalimentares e que se beneficiarão do aprofundamento de um processo de debates e troca de experiências para promover a colaboração mútua no âmbito da Cooperação Sul-Sul”. Além dos ministros da Agricultura de América Latina e África, está prevista a participação de funcionários governamentais das áreas de meio ambiente e de ciência e tecnologia, além de chefes de organismos internacionais e representantes do setor privado.
“Momento no qual uma parceria entre a África e a América se mostra mais importante do que nunca” — IICA
Conforme o IICA, a cúpula vai ocorrer em “um momento no qual uma parceria entre a África e a América se mostra mais importante do que nunca”, com a guerra na Ucrânia, que desequilibra mercados mundiais de produtos básicos e os fluxos comerciais no planeta, “o que levou ao aumento de preços dos alimentos e dos insumos no âmbito global”. Essa situação, além da pandemia de covid-19, que persiste, faz com que a segurança alimentar seja colocada em risco em alguns países, “com perspectiva de deterioração contínua”.
Segurança alimentar e outros temas
A primeira edição da Cúpula da África e das Américas sobre Sistemas Agroalimentares vai discutir temas em cinco eixos principais, conforme descreve o IICA:
- Ciência, tecnologia e inovação;
- Agricultura digital;
- Inovações institucionais e políticas para a inclusão social;
- Redes de segurança, saúde e nutrição para a recuperação dos recursos naturais e degradados;
- E, finalmente, a promoção de um sistema de comércio internacional de alimentos mais justo e transparente, ajudando, assim, na questão da segurança alimentar.
Ainda de acordo com o instituto, a reunião presencial em San José será o acontecimento de “maior importância no âmbito dos esforços conjuntos que líderes da África e das Américas vêm realizando para alinhar suas prioridades de acordo com as semelhanças produtivas, ambientais, culturais e históricas e com os desafios comuns relacionados aos sistemas agroalimentares”.
“Podem desempenhar na configuração da segurança alimentar e ambiental mundial” — IICA
“Espera-se que a Cúpula resulte em uma compreensão clara do papel que a África e as Américas podem desempenhar na configuração da segurança alimentar e ambiental mundial no futuro e também que abra oportunidades de cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, visando construir sistemas agrícolas resilientes e sustentáveis”, diz o IICA, na nota.
Leia também:
+ Vendas da indústria de alimentos crescem 3,74% de janeiro a maio
+ Banco Mundial, FMI e OMC pedem apoio a países afetados por alta nos alimentos
+ Bolsonaro pede que supermercados reduzam lucros sobre alimentos