O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza no dia 30 de outubro, às 15h, uma videoconferência do projeto Monitor do Seguro Rural, dedicada aos seguros agrícolas de cultivos de uva, abacaxi, melancia, pera e mamão.
- Governo vai apoiar seguro paramétrico como opção para produtor proteger atividades
- Halum: Queremos que o produtor não veja o seguro rural como mais um custo
O objetivo é avaliar os produtos e serviços ofertados pelas seguradoras e propor aperfeiçoamentos nos seguros agrícolas dessas atividades. Para participar da videoconferência, basta acessar a plataforma Teams na data e horário agendados.
O trabalho terá a participação de produtores com o apoio das entidades representativas do setor, cooperativas, associações, revendas de insumos, companhias seguradoras, empresas resseguradoras, corretores, peritos e instituições financeiras.
Segundo o Mapa, o seguro agrícola de uva é ofertado por seis companhias de seguro habilitadas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) em praticamente todas as regiões produtoras, variando as seguradoras ofertantes conforme a região.
O destaque entre os estados é o Rio Grande do Sul, com 83% das apólices contratadas, seguido de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Em 2019, foram contratadas quase nove mil apólices em uma área de 50 mil hectares, números que podem se repetir em 2020. Já abacaxi, melancia, pera e mamão têm contratação incipiente de seguro agrícola, que cobre em torno de 2 mil hectares no país.
Monitor do Seguro Rural
O projeto do Ministério da Agricultura já avaliou diversas modalidades de seguros rurais desde julho deste ano e estão previstas outras videoconferências ainda em 2020 e em 2021. Os seguros de cultivos de maçã, caqui, laranja, nectarina, maracujá, ameixa, pêssego e tangerina já foram avaliados em 2020.