O Ministério da Agricultura (Mapa) prevê que a suplementação de R$ 500 milhões para o programa de subvenção ao seguro rural saia em novembro. A liberação deve ocorrer na reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), que será realizada em 20 e 21 de novembro.
Na ocasião, a JEO avaliará a demanda do ministério por aporte extra para o orçamento do seguro ainda neste ano.
“Está na pauta inclusive com fonte de recurso garantido. Então, a suplementação vai ocorrer”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a jornalistas nesta quarta-feira (25).
Beneficiários do seguro rural
Em 2022, o programa beneficiou 106 mil apólices, abrangendo mais de 74 mil produtores e uma área de aproximadamente 5,5 milhões de hectares.
“Esses recursos são fundamentais para que os nossos produtores, em momentos de crise climática, sofrendo com as intempéries e adversidades, seja uma hora com muita chuva, outra com seca, como vimos neste ano, possam plantar e colher com a segurança de que a sua lavoura está coberta pelo seguro”, disse o ministro há duas semanas, quando o Mapa solicitou a alocação de um crédito suplementar de R$ 500 milhões no Orçamento Geral da União (OGU).
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!