Após recuo na semana passada, a expectativa para a taxa Selic no fim deste ano ficou estável no Boletim Focus. A mediana para os juros básicos no fim de 2023 continuou em 12%. Para o término de 2024 também se manteve, em 9,50%. Há um mês, as estimativas eram de 12,50% e 10%, nessa ordem. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano.
Considerando apenas as 49 respostas dos últimos cinco dias úteis, a mediana para o fim de 2023 também continuou em 12%. Para o fim de 2024, seguiu em 9,50%, com 48 atualizações na última semana.
Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de junho, o Banco Central expôs que a maioria do colegiado já vê condições para uma queda de juros na próxima reunião, em agosto, se o processo desinflacionário e de reancoragem de expectativas continuar.
Em entrevista coletiva após o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de junho, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que o comunicado, na avaliação do colegiado, já tinha deixado essa “porta aberta”, apesar de o texto não ter trazido sinalização clara sobre o assunto.
O boletim ainda mostrou que a projeção para a Selic no fim de 2025 continuou em 9%, mesma mediana de quatro semanas atrás. Já a projeção para a Selic no fim de 2026 passou de 8,63% para 8,75%, mesmo patamar de um mês antes.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.