Muitas propriedades rurais não têm condições de armazenar o produto por muitos dias; orientação dos sementeiros é receber o grão o mais perto possível do plantio
Canal Rural | Diamantino (MT)
Com o início dos trabalhos nos campos de Mato Grosso, muitos produtores já estão recebendo as sementes para esta safra. A grande dificuldade é que poucas propriedades contam com local adequado para armazenar o produto, o que pode interferir na germinação da cultivar.
O gerente de uma propriedade rural em Diamantino Adelso Schireiber é um exemplo positivo. Ele faz de tudo para tentar proteger as sementes de soja, já que o plantio não tem data para começar.
– Vai depender um pouco das condições climáticas, ou seja, de chuva. Não veio nenhuma ainda para nós. No ano passado, já tinha dado uma chuva e começamos o plantio no dia 25 de setembro – comenta.
• Saiba como ajustar as máquinas para o plantio
O cuidado e a conservação de parte das sementes que já foi entregue pela sementeira é uma obrigação do gerente. Nesta safra serão cultivados mais de 1500 hectares na propriedade rural em que ele trabalha. Metade das cultivares precoces já chegou, mas o atraso no início da semeadura gera a preocupação para encontrar um espaço adequado para armazenar os grãos.
– Um lugar ideal seria um barracão somente para armazenamento de semente e que não seja também usado para guardar defensivos e máquinas. O piso precisa ser elevado, com pallets embaixo e distância da parede, para evitar animais roedores. O balcão precisa ser dedetizado e também climatizado em uma temperatura 23°C a 24°C, mas que não seja com climatizadores a base de água porque pode haver problemas de umidade – orienta o gerente.
A falta de locais para armazenamento é uma preocupação para a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e da Associação dos Produtores de sementes do estado (Aprosmat). As entidades tentam orientar os produtores.
– O produtor tem que ter consciência que o correto armazenamento em nível de propriedade é uma necessidade, semente é um ser vivo e precisa ser muito bem armazenado – alerta o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk.
– O sementeiro tem as condições ideais de armazenagem, e o agricultor que recebe a semente pode não estar preparado para receber a semente. A semente não aguenta o calor, é fatal. Então, nessas condições, a gente orienta o produtor ou agricultor a receber a semente perto do plantio – explica o diretor da Aprosmat Gilberto Goellner.
Veja a reportagem: