Sem novos contratos, preço interno do açúcar cristal cai em fevereiro

Na terça, a saca de 50 quilos fechou a R$ 59,95O mercado interno de açúcar cristal iniciou fevereiro sem alterações nos fundamentos e com movimentação envolvendo apenas negócios pontuais. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que, desde meados de outubro, tem prevalecido a baixa liquidez no mercado spot de açúcar em São Paulo.

Nessa terça, dia 7, o Indicador de Açúcar Cristal Cepea/Esalq fechou a R$ 59,95 a saca de 50 quilos no mercado paulista – o que representa queda de 2,62% sobre a terça anterior, dia 31 de janeiro. Para a apuração foi considerado o açúcar cor com índice ICUMSA (Comissão Internacional para Métodos Uniformes de Análise de Açúcar, na sigla, em inglês) entre 130 e 180.

Somente por alguma eventualidade, indústrias alimentícias, que continuam abastecidas por meio de contratos, buscam novas compras de açúcar cristal. Na última semana, a maior participação foi de indústrias produtoras de doces, que seguiram negociando no mercado spot, porém, pequenas quantidades. Do lado das usinas, diante de poucas oportunidades de negócios, algumas chegaram a ceder nos preços pedidos. No entanto, quando a negociação envolvia açúcar ICUMSA 150, usinas consultadas pelo Cepea mostravam-se mais firmes, negociando lotes a preços estáveis.