? O canibalismo é um comportamento normal quando os frangos sentem fome. Os animais mais fortes atacam os mais fracos ? explica o professor Elci Dickel, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Passo Fundo.
A família Santos, que tem 36 mil animais em dois aviários, fornece aves há mais de 10 anos para a Doux Frangosul. Diariamente, necessita de sete mil quilos de ração para garantir a alimentação dos frangos. Nos últimos 15 dias, recebeu 56,5 mil quilos, o suficiente para apenas oito dias.
O patriarca Argeni Santos, 48 anos, conta que a ração acabou no domingo. Na manhã de quarta, sete mil quilos foram entregues na propriedade, mas nenhuma garantia foi dada para o dia seguinte.
? Ligamos várias vezes para a empresa e nos disseram que não tinha ração. Foi um desespero ? desabafa o criador, que registrou o caso na polícia.
Fetag pressiona empresa na busca de solução
O problema não se restringe aos criadores de Água Santa. Segundo cálculos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), cerca de dois mil produtores gaúchos ligados à Doux sofrem com remessas insuficientes de ração e atrasos nos pagamentos. Por meio do contrato de integração avícola, os criadores cedem estrutura em troca das aves e rações. Quando entregam os animais, recebem pela produção.
? Em média, a cada 30 dias a empresa paga pelo lote de aves. Temos registros de atrasos que passam de 120 dias ? alerta Elton Weber, presidente da Fetag.
A entidade mantém contato diário com a Doux e espera para esta quinta uma posição da companhia. Como a empresa não teria cumprido os últimos cinco acordos, alguns produtores ameaçam recorrer ao Ministério Público.
O que diz a Doux Frangosul, em nota
“A Doux Frangosul esclarece que está empenhada em regularizar os prazos com os integrados no menor tempo possível e reafirma seu compromisso com suas operações no Brasil.
Em relação ao abastecimento de rações, a empresa comunica que enfrentou problemas de produção em sua fábrica de Nova Bassano na última semana, o que ocasionou desequilíbrio no abastecimento dos integrados. A questão foi contornada, e a fábrica já está com sua produção normalizada. A empresa afirma que está fazendo todos os esforços para que o abastecimento dos integrados esteja operando normalmente até o final de semana”.