No Brasil, padrão meteorológico deve ser parecido, sem precipitações nos próximos dias
A massa de ar seca que está sobre o Brasil manterá o tempo firme e sem previsões para chuvas em todas as regiões do Brasil. Só há previsão para chuvas para o extremo sul do Rio Grande do Sul entre amanhã e quarta, dia 12.
As frentes frias não conseguem avançar sobre o país e continuam “presas” sobre a Argentina e Uruguai. Desse modo, todas as atividades de campo, como a realização da colheita do milho safrinha, café, cana de açúcar, hortaliças e algodão prosseguem sem maiores transtornos, já que tais condições meteorológicas são extremamente favoráveis.
• Saiba mais sobre o tempo no site do Canal Rural
Contudo, temperaturas mais elevadas para essa época do ano têm preocupado os produtores de trigo de toda a região Sul, já que os termômetros têm marcado valores 3 a 6°C acima da média, principalmente durante o dia. E isso poderá reduzir o potencial produtivo das lavouras.
Algumas rodadas dos modelos de previsão sinalizam o enfraquecimento desse bloqueio atmosférico na semana que vem, quando voltaria a chover em toda região Sul e também no sul do Mato Grosso do Sul e até mesmo em vários municípios de São Paulo.
Até o final da semana que vem o tempo permanecerá seco e sem previsões para chuvas, além das temperaturas continuarem bem acima da média, lembrando pouco que estamos ainda bem no meio do inverno.
Estados Unidos
Esse mesmo padrão meteorológico estará sendo observado nos Estados Unidos. A semana será de tempo firme e sem previsões para chuvas sobre as principais regiões produtoras de milho, soja e algodão. Apenas poderão vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas muito localizadas e de baixa intensidade sobre as regiões produtoras do leste norte-americano.
E esse tempo mais seco e com temperaturas mais elevadas poderá levar a reduções nos potenciais produtivos das lavouras, uma vez que desde o começo da semana passada as chuvas já estão bastante irregulares e com isso, algumas microrregiões já apresentam reduções significativas nos teores de umidade do solo.
Com informações da Somar Meteorologia