O número positivo é puxado especialmente pelas regiões administrativas de Passo Fundo, onde o percentual atinge expressivos 90%, e Ijuí onde a semeadura chega a 79% da área total prevista para esta safra.
Nas Missões, o cenário é semelhante, sendo que o desenvolvimento vegetativo das lavouras é considerado muito bom pelos técnicos, devido às boas condições meteorológicas registradas dos últimos 15 dias, com chuvas regulares e dias ensolarados. O cenário, entretanto, é distinto na comparação entre as diversas regiões.
Na serra, por exemplo, o plantio ocorre de forma mais lenta. Dentre os principais fatores responsáveis por esse quadro, destacam-se as condições do solo inadequadas, como umidade excessiva e baixa temperatura em determinados momentos.
De maneira semelhante, o plantio do feijão alcançou esta semana 62% da área prevista, apresentando as primeiras lavouras em início de floração. Já o plantio do arroz segue em ritmo mais lento que em anos anteriores, chegando a 17% da área total projetada para este ano. A cultura da cevada encontra-se predominantemente nas fases de enchimento dos grãos e maturação, com as primeiras áreas começando a ficar prontas para serem colhidas. E a colheita do trigo foi retomada, chegando a 10% de área colhida.