O coordenador da coordenadoria de assistência técnica integral (Cati), José Carlos Rossetti conta que a nova semente não é um híbrido, mas sim uma variedade. Ela, segundo ele, poderá ser usada no futuro desde que a espiga tenha crescido sem doenças e que tenha acompanhado bem a sanidade.
Todo o processo de produção das sementes foi orgânico, sem o uso de produtos químicos. O milho orgânico Al Avaré produz em média sete mil quilos por hectare num ciclo normal de até 150 dias. A Secretaria de Agricultura Paulista afirmou que trabalha no desenvolvimento de mais produtos.
– Hoje lançamos o milho orgânico. A batata está em processo de certificação e já temos outros produtos que vem vindo na esteira pra que possamos dar estas alternativas a produção orgânica, que é uma produção crescente – disse a secretária de Agricultura de São Paulo, Mônika Bergamaschi.
Segundo o organizador da feira Bio Brazil Fair, Abdala Jamil Abdala, em 2012, a agricultura orgânica gerou R$ 1,5 bilhão. Ele faz a projeção que em 2014 o setor chegue ao faturamento de R$ 2 bi.
Beleza que vem das plantas
Com o aumento da preocupação do consumidor sobre a fórmula do seu produto de beleza tem aumentado a presença de produtos orgânicos na composição de rimeis, batons e outros produtos do gênero.
A empresária Ananda Boschialli conta que ao menos 10% dos ingredientes dos seus produtos tem origem orgânica. Já Leonora Straus Fialho conta que o algodão que usa para fazer roupas é 100% natural: ou o algodão nasceu com aquela cor ou foram usados tingimentos à base natural, como o açafrão.