Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Semente de soja produzida no Rio Grande do Sul tem incremento no preço

Com fortes chuvas em Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, Estados produzirão sementes de qualidade inferiorDiante da forte chuva que prejudica lavouras em Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, a safra gaúcha de sementes de soja valoriza-se no mercado. A previsão é atender uma demanda 10% maior que a do ano passado, com incremento de até 40% no preço.

O revés previsto em outras regiões, que produzirão sementes de qualidade inferior, deve abrir novas oportunidades de negócios para a produção do Rio Grande do Sul, destaca Narciso Barison Neto, presidente da Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Estado (Apassul) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas. A ampla adaptabilidade das variedades produzidas no Estado em regiões como Mato Grosso do Sul e Paraná, por exemplo, também deve facilitar a comercialização.

Na safra passada, segundo o Ministério da Agricultura, foram produzidas 330 mil toneladas de sementes de soja em solo gaúcho. Neste ano, a Apassul prevê um potencial de 450 mil toneladas, sem descontar a quebra.

Considerando que são necessárias, em média, 205 mil toneladas para abastecer todo o Estado com sementes certificadas, a oferta é mais do que suficiente para suprir o mercado interno. A Apassul espera um volume 10% maior só para atender a demanda do mercado gaúcho. Com o aumento do preço no mercado e o iminente crescimento nas vendas, principalmente para exportação, a recomendação é negociar com cautela, valorizar o produto e evitar perdas.

? O Rio Grande do Sul é competitivo e tem tradição como fornecedor de sementes ? afirma Rui Colvara Rosinha, assessor do conselho diretor de Fundação Pró-Sementes.

A expectativa é que o cenário favorável também eleve de 4% para até 8% o valor da semente no custo de produção por hectare no Estado. A previsão da Apassul é que a safra atual resulte na ampliação do uso de sementes certificadas de 40% para 45% no total produzido.

Diante de uma das melhores safras registradas nos 34 anos de produção, a HS Sementes, da cidade de Passo Fundo, vem recebendo sondagens diárias e tem uma lista grande de interessados em negócios. Nos 1,2 mil hectares destinados à produção de sementes em Coxilha, a colheita está em andamento e a produtividade da soja deve atingir 60 sacos por hectare. Com projeção positiva, a empresa trabalha para definir a política de comercialização nas próximas semanas.

? A perspectiva é favorável e esperamos que a colheita confirme esse otimismo ? ressalta Joacir Stedile, responsável técnico da propriedade.

Sair da versão mobile