Seminário da Cooplantio deve debater logística e armazenagem de grãos no Rio Grande do Sul

Evento ocorre em Gramado, na Serra Gaúcha, de 3 a 5 de junhoA estimativa de uma safra recorde no Rio Grande do Sul estimula o debate sobre a logística e a armazenagem de grãos. Os dois temas foram centrais no lançamento do 28º Seminário da Cooperativa dos Produtores de Plantio Direto (Cooplantio). O encontro ocorre de 3 a 5 de junho, em Gramado, na Serra Gaúcha, e pretende reunir 1,2 mil pessoas.

A previsão da Cooplantio é otimista  para o resultado da safra gaúcha de soja. De acordo com a entidade, o produtor deve aproveitar o momento, considerado favorável.

– Achamos que a safra do Rio Grande do Sul deve chegar a 14 milhões de toneladas. A soja, cotada a US$ 30,00 a saca, em média, é algo quase que inédito. É hora de vender pensando no futuro, porque estamos tendo duas safras em uma só. Esse lucro dificilmente vai se repetir – diz o presidente da Cooplantio, Daltro Benvenuti.

Durante a divulgação do evento, em Porto Alegre, o presidente da cooperativa anunciou um projeto que deve alavancar as exportações de soja: um armazém para estocar o grão foi ativado no Porto de Rio Grande há dez dias. A estimativa da Cooplantio é de que sejam estocadas um milhão de sacas neste ano. Para 2014, o estoque deve crescer 50% e ocupar toda a capacidade do armazém, que é de 1,5 milhão de sacas.  
 
A sucessão rural e o aumento da mão de obra feminina no campo também são temas destaque, que devem ser  debatidos durante o seminário.
 
– Temos vários aspectos novos, máquinas com tecnologias que exigem a mentalidade jovem, de quem tem controle de informática. Temos necessidade do jovem, da mulher jovem também. A rentabilidade da lavoura é proporcional ao conhecimento aplicado por hectare, e isso envolve conhecimento, percepção, paixão – enfatiza o gestor técnico da Cooplantio, Dirceu Gassen.

Clique aqui para ver o vídeo