O evento ocorre a cada dois anos e nesta edição terá a presença do agrônomo francês mestrando em vitinicultura e enologia Gaspar-Emmanuel Desurmont, que abordará a sustentabilidade ambiental na vitivinicultura. O especialista apresentará modelos utilizados por países como Nova Zelândia, Estados Unidos, França e Chile para agregar valor à sua produção.
Além das palestras, haverá um dia de campo sobre mecanização em viticultura. Durante a visita, serão apresentadas estações de máquinas para manejo de solo, da planta (poda e condução), de pragas e doenças. Na ocasião, haverá degustação temática de vinhos elaborados com uvas da região, responsável por 90% da produção nacional.
A estimativa de público para o seminário é de 400 participantes. Entre eles, pesquisadores, empresários, vitivinicultores, técnicos e interessados no tema. A programação completa pode ser acessada no site oficial do seminário. Os interessados podem realizar a inscrição pela internet. Informações sobre taxas e inscrições podem ser obtidas pelo (54) 3455-8083.