O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, que preside o fórum, explica que o objetivo da entidade é incentivar o debate sobre as escolhas estratégicas que devem ser feitas para definir a qualidade do desenvolvimento econômico e a viabilidade ambiental das alternativas existentes, levando em conta o papel que o Brasil terá como fornecedor de alimentos para o mundo.
Ele destaca a necessidade de investimento em pesquisa e observa que a falta de parâmetros científicos leva muitas vezes a decisões subjetivas como, por exemplo, a questão da extensão da mata a ser preservada nas margens de rios durante a discussão do novo Código Florestal.
Paolinelli afirma que o Fórum do Futuro, formado por pessoas que conhecem muito bem o passado, já levantou “uma gama enorme de possibilidades de desenvolvimento sustentável, que precisam ser aprofundadas, estudadas, conhecidas e debatidas”.
O seminário discutirá temas como pesquisa, logística, comunicação e gestão ambiental pelos produtores rurais. Entre os debatedores estão presentes os ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra, além da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto.