O evento tem como principal objetivo fomentar o intercâmbio de experiências, entre os dois países, sobre as inovações no ensino em Agroecologia e as metodologias aplicadas na chamada transição agroecológica, o processo de passagem da agricultura convencional para a de base ecológica.
Estão programadas as participações de palestrantes de instituições como a Universidade de Córdoba (Espanha), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Faculdade de Ciências Agronômicas e Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, Associação Brasileira de Agroecologia e Instituto Giramundo Mutuando.
Também estão previstas apresentações de relatos de experiências de diferentes regiões do Brasil, que estarão divididas em painéis intitulados: “Metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Transição Agroecológica”, “Educação Ambiental no Ensino Superior: contribuições para a formação em Ciências Agrárias” e “Educação em Agroecologia no Ensino Superior.
O Seminário é organizado por meio da parceria entre pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual Paulista de Botucatu, Instituto Giramundo Mutuando e Instituto de Sociologia e Estudos Campesinos da Universidade de Córdoba, Espanha.
Estudantes e profissionais interessados podem realizar as inscrições por R$ 30 e R$ 50, respectivamente, até o dia 15 de abril.
Mais informações e a programação completa no site https://www.transicaoagroecologica.org/