Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Senado abre sindicância para apurar denúncia sobre contratação de servidores

Sarney convocou a imprensa para esclarecer sobre investigaçãoO presidente do Senado, José Sarney, anunciou nesta sexta, dia 19, que vai ser aberta mais uma sindicância para apurar as denúncias de atos secretos para a contratação de funcionários.

Ele convocou a imprensa para esclarecer como o Senado pretende investigar a denúncia, feita pelo servidor responsável pela publicação dos boletins de pessoal da casa. O funcionário disse que estaria recebendo ordens diretas para não publicar determinados atos. A comissão que vai investigar administrativamente o caso será acompanhada por um procurador do Ministério Público Federal e por um auditor do Tribunal de Contas da União.

? Não pode haver atos secretos se ele causa efeito, se é uma nomeação e a pessoa toma posse. Esses cargos são criados e vão para a folha de pagamento. Eles produzem efeitos e não podem ser secretos ? defendeu Sarney.

Outras medidas anunciadas foram a criação de um portal de transparência das ações do Senado na internet e uma auditoria na folha de pagamento da casa. Sarney comentou a possibilidade de envolvimento de senadores nas denúncias.

? Se essa comissão de sindicância atingir a responsabilidade de algum senador, a Constituição determina que imediatamente a competência seja deslocada para o STF, que é o órgão competente para averiguar e processar as responsabilidades do que é feito por parlamentares ? completou o presidente do Senado.

Sair da versão mobile