Os senadores ressaltaram a importância da missão brasileira na Antártica para o desenvolvimento científico nacional, com especial menção para os esforços dos pesquisadores e da Marinha.
O presidente do Senado, José Sarney, disse que a missão brasileira comprova o avanço científico do país. Os senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Serys Slhessarenko (PT-MT) lembraram que as pesquisas desenvolvidas no continente gelado podem contribuir para o conhecimento sobre as mudanças climáticas.
Presidente da Frente Parlamentar Pró-Antartica, o senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) disse que a missão brasileira na Antártica é motivo de orgulho para todo brasileiro.
Presente à homenagem, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ressaltou o papel das Forças Armadas na defesa do meio ambiente e dos recursos naturais do Brasil.
? Nosso povo conhece pouco a Antártica e o trabalho que nossos pesquisadores e a Marinha têm feito e que é importante para o Brasil e para o mundo ? declarou o ministro.
Também mereceu destaque por senadores e pelo ministro o caráter pacífico, científico e internacional do Tratado Antártico e a colaboração dos diversos países envolvidos.