Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Senado mantém decisão da Câmara e aprova renegociação das dívidas agrícolas

Projeto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da SilvaO Senado aprovou a Medida Provisória 432, que trata da renegociação das dívidas dos produtores rurais. O texto foi aprovado por maioria simples e manteve as alterações feitas na Câmara dos Deputados. Possibilita a regularização de cerca de 2,8 milhões de contratos, que equivalem a R$ 75 bilhões.

O relator do texto, senador Neuto de Conto (PMDB-SC), informou que um acordo foi feito para que outros temas sejam incluídos na renegociação na semana que vem.

? Estão assegurados pelo governo os avanços que nós queríamos incluir neste momento e ficou para a próxima semana, na Medida Provisória que aportar na Casa, que iremos incluir a fruticultura e a carnicicultura no refinanciamento para que se possa contemplar todo o setor ? disse o parlamentar.

A principal alteração no projeto, feita pela câmara e confirmada pelo Senado, é a mudança no indexador das dívidas para quem está incluído na chamada Dívida Ativa da União. A proposta inicial era a de cobrança pela Taxa Selic, de 13% ao ano, mas os parlamentares aprovaram a indexação pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), de 6,25% ao ano.

O governo é contrário à medida e lideranças da base governista admitem até a possibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar o projeto.

? A taxa Selic é bastante diferente da TJLP. A TJLP é uma taxa de investimento, para financiar a atividade produtiva e não deve remunerar a cobrança de dívida de quem não pagou. Essa questão, o governo ainda está analisando ? disse o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR)

Já o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) acredita que a alteração no modo de cobrança será sancionada pelo presidente Lula, já que não se trata de um caso único. Segundo ele, há pelo menos outras quatro renegociações indexadas pela TJLP.

Sair da versão mobile