Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Senado vai pedir retomada das aulas em escolas itinerante do MST

Governo gaúcho e Ministério Público determinaram o fechamento das escolas em acampamentosA Comissão de Direitos Humanos do Senado vai pedir ao governo do Rio Grande do Sul a retomada imediata das aulas nas escolas itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A proposta foi definida após uma audiência pública, nesta terça, dia 14.

O que era para ser um debate não passou de uma conversa sem divergências. A audiência contou apenas com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e do MST. O governo gaúcho e o Ministério Público Estadual (MPE) não compareceram para explicar o fechamento das escolas itinerantes do MST. No auditório, predominou a defesa pelo ensino alternativo, que beneficia mais de 600 crianças no Estado.

A coordenadora de educação do movimento, Maria Cristina Vargas, criticou a decisão e garantiu que as famílias vão lutar pela manutenção das escolas.

? As comunidades, as famílias, os jovens e adultos beneficiados pelas escolas públicas itinerantes estão mobilizados e organizados para se manter na escola garantindo o funcionamento das atividades.

O secretário de Educação Continuada do MEC, André Lázaro, elogiou o sistema pedagógico implantado nos assentamentos e afirmou que o governo federal é contra a medida.

? O Ministério da Educação acompanha com muita apreensão os fatos ocorridos no Rio Grande do Sul, porque eles não expressam o ambiente construtivo e de diálogo que se estabeleceu em defesa da educação no campo.

A Comissão de Direitos Humanos aprovou a proposta de enviar uma carta à governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, solicitando a retomada imediata das aulas e de encaminhar ao Ministério Público gaúcho um pedido de revogação do termo de ajustamento de conduta.

Os senadores ressaltaram que é preciso garantir às crianças o direito à educação para, depois, prosseguir com a discussão sobre as condições de ensino nessas escolas.

? Vamos voltar às aulas, sem prejuízo de continuar o debate com o Ministério Público, com os deputados estaduais, deputados federais, com senadores, e a própria Secretaria de Educação ? afirmou o senador Paulo Paim (PT-RS)

Sair da versão mobile