Senador protesta contra ameaça de desativação de serviço da Embrapa Campinas

Unidade desenvolveu sistemas de monitoramento de queimadas e desmatamentos na AmazôniaA ameaça de fechamento da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Campinas (SP), dedicado à gestão territorial estratégica baseada em informações de satélites, motivou protestos do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). A informação foi levada ao Plenário nesta sexta, dia 18, pelo parlamentar, que também aproveitou para elogiar a reação imediata do ministro da Agricultura e Pecuária, Wagner Rossi, no sentido de determinar a manutenção dessa unidade.

Segundo informou Silveira, a equipe da Embrapa desenvolveu sistemas inéditos de monitoramento de queimadas e desmatamento na Amazônia, controle da febre aftosa na faixa de fronteira e mapeamento da irrigação no Nordeste. O senador ressaltou ainda que a estruturação desse serviço começou com a assinatura de um convênio de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia entre o Brasil e a China durante o governo José Sarney.

? Firmamos um compromisso bilateral pelo qual Brasil e China construiriam dois satélites de observação terrestre. Aquele processo permitiu o controle da devastação florestal, um monitoramento extraordinário de todo o meio ambiente do país e a instalação de uma rede de sensoriamento remoto, posicionada desde a base brasileira na Antártida até a base de Alcântara – explicou Silveira.