Ao falar dos ministros do Meio Ambiente convidados para o debate, Rollemberg disse que esses “foram vitoriosos”, assinalando que o Brasil avançou na questão ambiental ao conseguir, ao longo dos últimos anos, aperfeiçoar o marco legal em defesa do meio ambiente.
Rollemberg acredita que os ex-ministros contribuirão com sua experiência, assim como os cientistas da Academia Brasileira de Ciência e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, já ouvidos pela CMA. Para o parlamentar, que elogiou os avanços na legislação ambiental brasileira, o Senado precisa ouvir especialistas que o auxiliem a chegar a uma proposta conciliadora para o novo Código Florestal.
? Tenho um grande desejo e certa convicção de que seremos capazes, nesse debate do Código Florestal, de conjugar os interesses dos produtores rurais com os interesses dos ambientalistas. Se tivermos a competência para conjugar esses interesses, conseguindo superar alguns falsos dilemas, nós estaremos defendendo os interesses do conjunto da população brasileira, não mais do segmento A ou B ? disse.
Em aparte, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) louvou a iniciativa da CMA e manifestou preocupação com as questões da água e da reserva legal no projeto do novo Código Florestal.