Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Senador Wellington Dias defende cooperativismo como modelo de produção socialmente justo

Segundo ele, cooperativismo é a forma ideal para dar oportunidade aos pequenos produtores de competir no atual mercado globalizadoO senador Wellington Dias (PT-PI) defendeu o cooperativismo como sistema produtivo socialmente justo. Ele informou, em Plenário, nessa sexta, dia 2, que uma experiência no Piauí com centrais de cooperativas de pequenos produtores de mel orgânico se transformou na segunda maior base industrial de mel da América e tirou cerca de 70 mil pessoas da pobreza.

Além das cooperativas produtoras de mel, informou Wellington Dias, o Piauí, com apoio do governo federal e de associações de produtores, implantou cooperativas de produtores de caju e, em breve, será instalada a da cadeia produtiva do pescado.

Na avaliação do senador, o cooperativismo é a forma ideal para dar oportunidade aos pequenos produtores de competir no atual mercado globalizado. O governo brasileiro, sugeriu, deve olhar para a experiência do Piauí e adotá-la em todo o país. O modelo, ressaltou, é estudado pela Universidade americana de Harvard.

– Como é que esse negócio interessa aos americanos e não interessa ao Brasil? – questionou o senador.

Também em defesa do cooperativismo, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) argumentou que os sistemas de produção capitalista e socialista já provaram ser ineficientes no que se refere à constituição de uma sociedade igualitária.

O senador disse que a Organização das Nações Unidas (ONU) já manifestou apoio a esse sistema como alternativa importante para combater a fome no mundo. O tema, informou, será discutido na Conferência Rio+20, a ser realizada no próximo ano no Brasil.

Sair da versão mobile