A fumaça preta que sai dos veículos a diesel, provocada pela alta concentração de enxofre, é um perigo para a saúde. Estudos feitos pela Universidade de São Paulo comprovam os males causados pela poluição.
? A poluição acelera a morte de 20 pessoas por dia. O estudo da USP também destaca que a concentração de partículas no ar da cidade de São Paulo é de 30 microgramas por metro cúbico, quando o limite considerado seria 10 ? explica o engenheiro Paulo de Morais.
Dez por cento dos veículos que rodam nas grandes capitais são movidos a diesel e representam 45%o das emissões de fumaça. Duas comissões do Senado discutiram o projeto de lei que prevê a substituição do óleo diesel pelo óleo vegetal para servir de combustível para os caminhões, ônibus, tratores e colheitadeiras. O representante do ministério do Meio Ambiente, o analista Oswaldo Ceotto, disse que a mudança do derivado de petróleo para um combustível renovável é bem-vinda desde que a floresta não seja degradada.
? A questão não pode passar sem se analisar os aspectos de desmatamento ? afirma.
O Assessor da Agência Nacional do Petróleo, Waldyr Gallo, diz que o processo poderia ser simplificado. Com a retirada dos distribuidores, o combustível ficaria mais barato.
? Em uma frota de ônibus urbano, haveria um acordo com fornecedor de óleo. Nestas condições, o processo já pode ser feito a partir de hoje.
O autor do projeto, o senador Gilberto Goellner (DEM/MT) se baseou em experiências da Alemanha e dos Estados Unidos, que já desenvolvem veículos adaptados para receber o combustível vegetal.
? Precisa-se de dois tanques. O pré-aquecimento é dado com óleo diesel e depois toda a andança com óleo vegetal. Nós queremos atingir as cidades para que os ônibus trafeguem com esse óleo diminuindo a poluição que vai praticamente zerar. O óleo diesel hoje é de péssima qualidade no Brasil.
A matéria em tramitação nas comissões e depois de passar pelo Senado, terá de ser avaliada pela Câmara dos Deputados.