Senadores vão discutir impactos da crise no setor de carnes

Regularização fundiária da Amazônia também está na pauta da Comissão de AgriculturaOs impactos da crise econômica mundial sobre o setor brasileiro de carnes e a regularização fundiária na Amazônia vão dominar os primeiros debates do ano na Comissão de Agricultura do Senado Federal. A partir da próxima semana, audiências públicas vão discutir com o governo e iniciativa privada alternativas para esses problemas.

Apesar de ser maior exportador mundial de carne bovina, o Brasil amarga o fechamento de grandes frigoríficos por causa da retração dos mercados internacionais. O setor de carne suína também enfrenta dificuldades, já que a Rússia, principal comprador, passou a dar preferência à carne produzida nos Estados Unidos. O agravamento das exportações desses dois setores vai ser avaliado em audiências públicas no Senado. Na primeira reunião do ano, os senadores decidiram convocar representantes do segmento produtivo, dos frigoríficos e do governo.

? Os ministros dessas áreas terão que ser ouvidos. Principalmente os do Ministério da Agricultura e da Fazenda terão que falar sobre a repercussão da crise no setor de proteína animal, tanto bovino como suíno. É preciso ter alguma resposta para saber como o governo pretende encarar essa situação ? afirma o presidente da Comissão de Agricultura, senador Valter Pereira (PMDB-MS)

Outra prioridade da comissão vai ser o debate sobre a Medida Provisória que trata da regularização fundiária na Amazônia. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, será convidado para a audiência pública prevista para acontecer no mês que vem.