Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Senadores visitarão comunidades quilombolas no Rio Grande do Sul

Audiência pública será realizada em Porto Alegre para apurar as condições de vida das comunidadesMembros da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado estarão na próxima semana no Rio Grande do Sul para realizar audiência pública em Porto Alegre e apurar as condições de vida de comunidades quilombolas no interior do Estado. As atividades, em parceria com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa gaúcha, serão acompanhadas por autoridades e representantes de movimentos sociais.

A audiência pública está marcada para as 9h de segunda, dia 14, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na quarta, dia 16, parlamentares integrantes das duas comissões dirigem-se ao distrito de Morro Alto, no município de Maquiné, para conhecer a situação da comunidade local de quilombolas.

Foram convidados para as atividades, entre outros, a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; o ministro da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Adams; e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. As atividades serão presididas pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e pelo deputado estadual Miki Breier.

A regularização fundiária é uma das principais demandas das comunidades quilombolas, que enviaram grande número de representantes à audiência pública da CDH realizada no dia 7 deste mês. Na ocasião, ao apontar as dificuldades para a titulação dessas terras, Ivo Fonseca, representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq, entidade que promove a campanha), lembrou o assassinato, no ano passado, do líder quilombola do Maranhão Flaviano Pinto Neto, supostamente por fazendeiros da região. Na mesma semana da audiência foi lançada a Campanha em Defesa dos Direitos do Povo Quilombola.

Sair da versão mobile