Supervisora do Senar há um ano, Paula Araújo Nunes quer levar para Santa Catarina muito mais do que noções de informática.
? A nossa proposta é de estar inserindo o produtor rural nesse meio digital, que é muito importante. Essa é uma ferramenta onde a gente vai filtrar todas as informações da internet. Temos aqui informações que o produtor vai poder utilizar mesmo, feitas para produtores rurais. O Canal do Produtor é uma ferramenta muito importante.
Além de capacitar produtores rurais para terem acesso à internet, a iniciativa quer estender o serviço também às famílias dos agricultores. A dificuldade em obter informações sobre a atividade agrícola, como cotações, preços de produtos e direitos do agricultor, motivou o Senar a treinar multiplicadores. Essas pessoas vão atuar gratuitamente em 500 sindicatos rurais de todo o país para que o homem do campo aprenda a usar a internet como ferramenta de gestão da propriedade.
? Entendemos o produtor rural dentro desta vertente da eficiência da empresa rural. Entendemos a propriedade como empresa que precisa dar lucro e ter acesso a essas informações. O nosso portal de informações é no sentido de se capacitar o produtor cada vez mais para ele ter mais chances de sucesso em sua propriedade ? afirma o secretário-executivo do Senar Central, Omar Hennemann.
Depois de uma semana de curso, os instrutores vão passar adiante o que aprenderam. O objetivo é multiplicar conhecimento e formar 500 professores que vão ensinar ao produtor rural como acessar no computador informações sobre o campo.
? Estamos trabalhando para levar estas informações ao homem para que ele minimize custos, trabalho e uma série de circunstâncias que ocorre no meio rural ? explica o instrutor Carlos César Cunha.