Inseminação artificial em bovinos e manutenção de tratores agrícolas são algumas das cerca de 850 ações educacionais previstas para o mês de setembro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e os 94 Sindicatos Rurais do estado. As capacitações contemplam cursos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e programas especiais.
O curso de inseminação artificial em bovinos está programado para oito cidades como Dom Aquino, Ribeirão Cascalheira, Castanheira, Pontes e Lacerda e Confresa. Os participantes aprenderão sobre vantagens e limitações da inseminação artificial, importância da sanidade, nutrição e assistência técnica, manejo reprodutivo e avaliação de índices zootécnicos, esquema de Trimberg e parte prática.
Para os que desejam aprender manutenção de tratores agrícolas terão cursos em Água Boa, Canarana e Colniza. O treinamento tem carga horária de 40 horas e ensina a manutenção do sistema de alimentação de ar, de alimentação de combustível, de arrefecimento do motor, de lubrificação do motor, do sistema hidráulico e elétrico do trator etc.
Ainda dentre os cursos de Formação Profissional Rural previstos para setembro está o de aplicação de defensivos agrícolas utilizando pulverizador autopropelido. Ao todo serão 16 ofertados nos municípios de Nova Xavantina, Primavera do Leste, Sinop, Bom Jesus do Araguaia, Alto Garças, entre outros. O treinamento conta com carga horária de 40 horas e contará com técnicas sobre métodos de controle de pragas e doenças, componentes do equipamento de pulverização, vazão de pulverização, verificação dos sensores da máquina e lavagem das embalagens.
Programa Mulheres em Campo
De acordo com o Senar-MT, entre os cinco módulos do Programa Mulheres em Campo, haverá 38 ações educacionais em setembro. Durante os encontros do Programa, as participantes aprendem sobre custos de produção, indicadores de viabilidade, diagnóstico e empreendedorismo, planejamento e desenvolvimento pessoal.
As ações são ofertadas sem qualquer custo à toda a população, especialmente aos moradores das zonas rurais. Os interessados em realizar estes ou outros treinamentos devem entrar em contato com o Sindicato que atende a sua localidade, para verificar datas e locais das atividades.
Editado por: Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)
____________________
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.