Minicursos, palestras serão promovidas gratuitamente durante a programação. Entre os temas está o monitoramento de resíduos de agrotóxicos em frutas no Vale do São Francisco, segurança do trabalho na agricultura, potenciais produtivos, comercialização da banana e sua importância para sustentabilidade local e controle do Moleque da Bananeira.
O objetivo da festa é mostrar novas técnicas para o cultivo da banana, valorizar a atividade na região, buscar e firmar convênios com instituições interessadas em investir na área.
? Nossa meta é chamar a atenção de empresas que tenham a intenção de investir no município, gerando emprego e renda ? conta Ricardo Banana, um dos organizadores do evento.
O Perímetro comporta 47 Agrovilas, localizadas na área rural do município de Santa Maria da Boa Vista, onde moram famílias de produtores responsáveis por cerca de 60% da renda gerada no município.
? São oito mil produtores e todos os dias saem das agrovilas entre 25 e 30 caminhões de banana que são vendidas para várias cidades brasileiras, como Recife, Maceió e Belém do Pará ? conta.