Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sete municípios de MS são reconhecidos como livres de praga da banana

Produtores das cidades podem comercializar para qualquer outro Estado do paísSete municípios de Mato Grosso do Sul são agora considerados área livre da sigatoka negra, praga que atinge a bananeira. O reconhecimento de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de quinta, dia 21, Instrução Normativa Nº 3, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com a decisão, os produtores de banana desses municípios podem comercializar para qualquer outro Estado do país. Atualmente, além dos sete municípios sul-mato-grossenses, são consideradas áreas livres da praga os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Alguns municípios dos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso também são reconhecidos pelo Mapa como áreas livres de sigatoka negra.

A praga é causada por um fungo (Mycosphaerella fijiensis) e atinge, primeiramente, as folhas mais novas da bananeira, causando estrias (linhas) marrons. Com o avanço da doença, as folhas têm morte prematura e os prejuízos podem chegar até 100% da plantação.

Desde 2001, o Ministério da Agricultura trabalha no combate, controle e prevenção da sigatoka negra, por meio de controle químico e do monitoramento do trânsito de plantas, que apenas podem ser removidas para outras unidades da federação quando originárias de áreas livres ou sob sistema de mitigação de risco para a praga.

Sair da versão mobile