O último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado nesta terça-feira (29), mostra que 91% da soja cultivada no país atingiu o estágio de formação de vagem. O número está um ponto percentual à frente do registrado no ano passado e da média dos últimos cinco anos.
De acordo com o órgão, cerca de 58% da área de soja foi classificada como boa a excelente, um ponto abaixo da semana anterior e, também, um ponto acima do mesmo período de 2022. Cerca de 5% das lavouras concluíram o estágio de maturação.
“A tendência é de que o mês de setembro não seja chuvoso na área do cinturão agrícola norte-americano, o que deve prejudicar o índice de lavouras com condições consideradas entre boas a excelentes, ainda mais porque parte considerável ainda se encontra em fase de enchimento de grãos”, diz o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
Segundo Müller, para as lavouras semeadas antecipadamente, o tempo quente e seco não só deve favorecer a maturação da oleaginosa como também os trabalhos em campo para o início da colheita neste mês de setembro.