Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CLIMA ADVERSO

Setembro deve piorar condições de lavouras de soja dos EUA

Clima tende a favorecer a colheita da soja plantada antecipadamente no país. No entanto, temperatura e índice de chuva preocupam produtores norte-americanos

O último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado nesta terça-feira (29), mostra que 91% da soja cultivada no país atingiu o estágio de formação de vagem. O número está um ponto percentual à frente do registrado no ano passado e da média dos últimos cinco anos.

De acordo com o órgão, cerca de 58% da área de soja foi classificada como boa a excelente, um ponto abaixo da semana anterior e, também, um ponto acima do mesmo período de 2022. Cerca de 5% das lavouras concluíram o estágio de maturação.

chuva cinturão produtor EUA
Manchas em verde: chuvas acima da média. Branca: dentro da média. Laranja: abaixo da média. Previsão válida para o mês de setembro

“A tendência é de que o mês de setembro não seja chuvoso na área do cinturão agrícola norte-americano, o que deve prejudicar o índice de lavouras com condições consideradas entre boas a excelentes, ainda mais porque parte considerável ainda se encontra em fase de enchimento de grãos”, diz o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

Manchas em laranja: temperaturas acima da média. Branca: dentro da média. Azul: abaixo da média. Previsão para setembro

Segundo Müller, para as lavouras semeadas antecipadamente, o tempo quente e seco não só deve favorecer a maturação da oleaginosa como também os trabalhos em campo para o início da colheita neste mês de setembro.

Sair da versão mobile