A sétima temporada do Mais Milho chegou ao fim. Durante sete meses o projeto acompanhou o desdobramento da segunda safra de milho, do plantio à colheita, com a missão de manter o agricultor abastecido de informações relevantes que pudessem ajudá-lo nas tomadas de decisões. Entre os fatos que marcaram a safra 2022/23, a desvalorização do cereal foi o principal.
Neste ano, o projeto teve início no dia 15 de fevereiro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na ocasião foi realizado o painel “Produção e desenvolvimento da cultura do milho em Mato Grosso do Sul”, que contou com a presença do setor produtivo e especialistas da indústria e área econômica. O encontro também marcou a abertura simbólica do plantio da segunda safra do grão.
De lá para cá diversos assuntos foram tratados em reportagens, lives, fóruns técnicos e programas especiais realizados pelo Canal Rural Mato Grosso. Entre os assuntos abordados estão pontos como desvalorização do grão, logística, políticas públicas para o milho, cigarrinha do milho, ganho de produtividade, entre outros.
O Mais Milho é realizado pelo Canal Rural em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). A ação nesta sétima temporada contou com o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar-MS), Bayer, Ihara, Inpasa e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); e com o apoio da Vence Tudo, Brevant Sementes e Calpar Calcário Agrícola.
Idealizador do projeto e diretor da Abramilho, Glauber Silveira comenta que a cada safra o milho vem se tornando importante e uma “grande vedete”. “Nós estamos disputando com os Estados Unidos para ser o maior exportador. A gente está crescendo e agregando valor. Então, o Mais Milho tratou de tudo isso”.
Informações que auxiliam nas tomadas de decisões
O Mais Milho tem como principal característica levar informação constante aos produtores, técnicos, agrônomos e todos os envolvidos com a cultura. Foco no olhar de quem enfrenta obstáculos e encontra estratégias para superá-los e ajuda a fazer da agricultura brasileira referência no planeta.
O projeto é também uma iniciativa em busca de soluções para os desafios dentro e fora das fazendas, dando visibilidade ao que pensam as entidades que representam o setor, a pesquisa, tradings e grandes consumidores do grão brasileiro.
A desvalorização da saca de milho foi o ponto mais discutido durante a sétima temporada do Mais Milho. “Estávamos muito mais preocupados com a cigarrinha, quando em março, abril mudou e a coisa foi ficando complicada com custos altos e o preço foi caindo. Mas, a gente tem que pensar para a frente. Nós vamos para a oitava temporada agora. Se olhar lá na primeira temporada era a mesma situação”, lembra Glauber Silveira.
Oitava temporada começa em setembro
A oitava temporada do projeto Mais Milho começa já no próximo mês. A novidade é que ela irá ocorrer durante todo o ano safra do milho 2023/24. A largada será realizada no Rio Grande do Sul com o início do plantio da primeira safra do cereal.
No decorrer do projeto, conforme Glauber Silveira, estão programados fóruns, lives, programas especiais e matérias que possam ajudar o produtor brasileiro em suas tomadas de decisões e a registrar ganhos em produtividade e rentabilidade.
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