Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Setor agrícola do Sudeste aumenta contratação de trabalhadores

Expansão de vagas na região está relacionada ao cultivo de café, cana-de-açúcar e laranjaO número positivo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa segunda, dia 20, pelo Ministério do Trabalho e Emprego foi impulsionado pelo desempenho positivo do setor agrícola, que teve expansão de 79,58 mil postos de trabalho, relacionado, principalmente, ao cultivo de café, cana-de-açúcar e laranja na região Sudeste. Houve queda apenas no cultivo da uva, que teve saldo negativo de 3,25 mil postos.

Já a alta do setor de serviços foi puxada pela expansão de seis segmentos. Transportes e Comunicações foram os que tiveram os melhores resultado, com acréscimo de 14 mil novas vagas de trabalho. Os serviços médicos e odontológicos tiveram aumento de 7,6 mil postos de trabalho. Alojamento e Alimentação também contribuíram para o bom desempenho do setor com acréscimo de 17,94 mil vagas.

O desempenho favorável da indústria da transformação teve base na indústria de produtos alimentícios que abriu 17,73 mil novas vagas. Seguida pela indústria química e metalúrgica, com 7,93 mil e 5,05 mil novos postos, respectivamente.

Todas as regiões expandiram o emprego. O Sudeste teve o melhor resultado com 174,83 mil novas vagas. A região Sul abriu 25,74 mil postos de trabalho formais, seguida pelo Nordeste com 25,9 mil e pelo Centro-Oeste com 21,09 mil. A região Norte abriu 4,56 mil postos. Segundo o relatório do Caged, o menor desempenho da região pode ser atribuído as demissões nos setores de serviços de comércio e administração de imóveis e da construção civil.

Das 27 unidades de Federação, 24 apresentaram elevação no número de empregos formais. Destaque para São Paulo, +86,73 mil, Minas Gerais, +56,97 mil, Rio de Janeiro, +18,61, Espírito Santo, +12,51 mil, e Goiás, +12,21 mil. O maior declínio ficou com Alagoas que registrou 2,22 mil demissões.

 

Sair da versão mobile