Setor agrícola tem resultado negativo na geração de empregos em setembro

Demissões no mês passado superaram as contratações em cerca de 25,3 mil postosA agricultura foi o único setor da economia a registrar mais demissões do que contratações no mês de setembro. Mesmo com a crise na economia mundial, o Ministério do Trabalho revisou para cima a meta de novos postos de trabalho com carteira assinada. Segundo o ministro Carlos Lupi, o problema no setor agrícola é sazonal.

As demissões no mês passado superaram as contratações em cerca de 25,3 mil postos de trabalho, uma queda de quase 1,5% em relação ao mês de agosto. Conforme Lupi, a queda nas contratações foi causada, principalmente, pela entressafra do café. Só em Minas Gerais foram registradas 22,461 mil demissões.

Além de Minas, São Paulo e Bahia também demitiram mais do que contrataram. A entressafra do fumo também levou ao fechamento de postos de trabalho nas lavouras do Rio Grande do Sul e, novamente, da Bahia. Isso, segundo o ministro, já era esperado. No acumulado do ano, o saldo de empregos na agricultura ainda é positivo, com 241,66 mil vagas a mais do que em 2007.